sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Blutwurst & Leberwurst

Se você quiser provar uma especialidade culinária de outono/inverno bem Suíça, com um caráter bastante rústico, tenho uma ótima sugestão para você: Blutwurst (salsicha de sangue ou Morcela) e Leberwurst (linguiça de fígado). Antes de me mudar para à Europa, eu nunca tinha provado comidas preparadas com sangue cru; confesso que achei de início um pouco estranho, mas depois que comi, fiquei fã. Para saber mais sobre alimentos preparados com sangue, clique aqui.

Caso você queira prová-las em casa  e servir com sauerkraut, te deixo uma dica que aprendi e amei: misture alguns pedaços de maçã no sauerkraut (chucrute) e deixe cozinhar por alguns minutos; e se quiser ele menos azedo,  adicione um pouco de suco de maçã também. Há vários países na Europa, em que a Morcela é bastante popular, todavia, esse costume de comer morcela e linguiça de fígado juntas, eu nunca vi em outro lugar.
P1090577
Morcela & Linguiça de Fígado, Rösti e Sauerkraut com maçã.
Alguns tópicos/temas interessantes sobre a história da salsicha, você poderá encontrar no Blog Stravaganza by Leopoldo Costa.

3 comentários:

  1. Ai, ainda náo tive coragem de provar dessa excentricidade. Quem sabe um dia...!?!
    ps: sou chata pra comer e não me orgulho disso :-(. En guete :-)))))

    ResponderExcluir
  2. Oi, Alessandra
    eu gosto muito de Leberwurst! O mesmo não posso dizer de Blutwurst, mas confesso que tem um petisco da região de Köln que é feito com ela que é gostoso. Aliás, Blut- e Leberwurst são servidas juntas com Bratkartoffeln e salada de beterraba.
    Eu nunca coloquei maçã no Sauerkraut, só no Rotkraut. Vou testar essa dica assim que puder. Obrigada!
    Um grande abraço,
    Lu

    ResponderExcluir
  3. Mamamia!! pode ser gostoso,pois agora me fez lembrar que quando criança comia sangue de galinha cozido, porém hoje, enfresquei,risos,por esse prato eu passaria fome até uns dias,risos.

    ResponderExcluir

Vamos interagir, que tal deixar um feedback?