terça-feira, 23 de abril de 2013

Rösti de Batatas Cozidas & Käseschnitte



P1060857
Eu levei algum tempo para conseguir criar um Rösti que realmente achasse gostoso a ponto de querer fazer denovo; fui adaptando minha receita até chegar a conclusão que, “Rösti de verdade” não existe, cada um faz o que acha certo ou mais gostoso. Sempre que pedia Rösti nos restaurantes, comparava as receitas e em alguns locais, observei que eles o serviam em frigideiras menores; além da apresentação ser mais bonita, fica bem mais fácil de prepará-lo - aderi a isso por completo!
P1060859
Rösti com tomates, acho que é coisa minha; embora que, servido com ovo frito seja uma das variações mais clássicas da culinária suíça.

P1060868
Minha Receita favorita: Rösti bem soltinho, com cebola, pouca manteiga e sem queijo na massa.
P1060860
O meu queijo favorito para acompanhá-lo é o Appenzeller.

Foto: Swissinfo.ch
Um dos segredos do Rösti está na escolha do ralo certo, esse é o mais tradicional vendido na Suíça e funciona super bem.

P1060856
Käseschnitte não tem mistério, minha melhor dica seria para você tostar o pão antes - umideça as fatias com um pouqinho de àgua usando o pincel se o pão estiver murcho.
Käseschnitte preparado com queijo raclette fica simplesmente fenomenal.
Servi-lo com presunto de parma é a glória :-)

Curiosidades que adoro ficar sabendo:
O Appenzeller conta com 700 anos de história, datando-se a sua primeira aparição num documento do ano de 1282. Durante a Idade Média esta variedade era elaborada nos Alpes e levada para o vale pelos “Molkengrempler”, vendedores ambulantes. O convento de St. Gall recebia grandes quantidades deste queijo como pagamento da vassalagem dos camponeses.
Durante seis séculos, até à Segunda Guerra Mundial, cada mestre queijeiro elaborava esta variedade segundo a sua receita, até que em 1942 se fundou o Gabinete Comercial do Queijo Appenzeller Switzerland, que estabelecia uma estrita norma de qualidade como requisito imprescindível para a sua comercialização a grande escala.
Fonte: Queijos da Suíça

2 comentários:

  1. Alessandra suas receitas já fazem parte do meu caderninho, adoro.
    bjcas

    ResponderExcluir
  2. Que delícia de receita!! Nunca fiz Rösti em casa, mas me animei com este post. Primeira vez que vejo Rösti com ovo frito :-), que boa combinação hein!!

    ResponderExcluir

Vamos interagir, que tal deixar um feedback?