terça-feira, 9 de abril de 2013

Armazenando Frutas na Suíça

P1060496
BABEL L Etagere – produto da firma Korziol  -  Todas as partes dela são removíveis: TOP!!!

Com o passar do tempo, comecei a observar todas as frutas que partia e percebi uma enorme diferença, não só na cor, mas também no sabor. Além de usá-las diariamente na minha alimentação, também gosto de vê-las como  objetos decorativos e mudava muito a posição das mesmas no apartamento; até que um belo e maravilhoso dia, entendi que “calor e luz” dosadamente, terminariam de finalizar  o processo de amadurecimento e aconteceu que as frutas ficaram muito mais doces e saborosas. No Brasil, “escondemos” as frutas porque é muito quente, mas aqui, principalmente no inverno, o caso é bem outro.

As minhas melhores fruteiras são de vidro ou plástico e cada uma desempenha uma tarefa diferente na hora do armazenamento/amadurecimento.  O vidro é permeável a luz e consegue armazenar calor, mas não muito ao ponto de deixar amadurecer todas as frutas de uma só vez - e só ir virando a fruteira, ou se preferir, as frutas (observe as fotos abaixo) para acelerar ou diminuir a intensidade do processo. As frutas de casca grossa, acomodo nela, e as outras, com as cascas mais finas, geralmente na fruteira de plástico (foto acima) e posiciono somente aonde os raios do sol não batam diretamente. Fruteiras de metal, parei de usar por completo - viraram todas cesta de pão :-) acho muito trabalhoso para limpar e as frutas não amadurecem direito. 

P1060492
Fruteira MARE fabricada pela Firma Hergiswiler Glas/Suíça. O efeito no vidro, lembra a superfície do mar - não precisa explicar mais nada porque  ela “mora” comigo há anos.  
P1060498P1060499
P1060500P1060501
Observe a posição dos raios de sol no chão; pensava que não, mas a diferença é enorme no sabor/aroma das frutas quando recebem luz direta por algumas horas, um dia antes de partí-las é o ideal. O melão amarelo tinha parado de comprar, pois nunca ficava maduro - mas agora, estamos vivendo um caso de amor fulminante!
P1060502
  • Algumas frutas como as romãs, ficam muito mais doces e saborosas se deixá-las alguns dias perto das laranjas ou limões.
  • As bananas armazenadas perto das maçãs amadurecem muito cedo. 
  • As mangas só misturo com as outras frutas quando quero comer no dia seguinte.
  • O mamão fica docinho se você colocar perto do abacate.
P1060504
Você acha que colocar frutas e flores juntas é uma boa ideia??? Melhor não, pois  as mesmas liberam gás etileno, provocando o envelhecimento precoce das flores - aprendi isso o ano passado ;-)
Essas orquídias comprei a mais de dois meses e continuam lindas: valeu demais a dica!

5 comentários:

  1. Vou vivendo e aprendendo aqui no seu blog!!¨Que legal esse lance das frutas, não conhecia nada disso. A verdade é que eu não como muias frutas, principalmente no inverno, mas legumes como todos os dias, então meio que compensa um pouco, rs....
    Que orquídeas LINDAS, LINDASSSS!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Ale suas observações estão perfeitas. Aqui no Brasil colocar banana junto com maçã significa perder a banana em dois dias e a maça fica mole por isso coloco a maça na geladeira. Sobre as flores outra bela e assertiva informação isso sem falar na dica sobre a luz natural. Obrigada, bela aula e vale comentar, pois adoro decoração, bela casa. O quadro deve ser lindo, um grande abraço.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Alessandra!
    Excelentes dicas, de uns tempos pra cá, tenho entrado numa relação de amor e ódio com as frutas, justamente por causa de não saber conserva-las por mais tempo. Minha filha é apaixonada por frutas come no café da manhã, lanche (manhã e tarde) e fico naquela guerra para conserva-las ao máximo. Ela está aprendendo a falar e fica pedindo mamão sempre que vou dar seu lanchinho.
    Suas dicas vão me ajudar e muito, viu!
    Meu marido comprou há certo tempo uma fruteira de metal e percebi que elas estragavam muito rapidamente as frutas, resultado parei de usa-la.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  4. Sandra, Dayse e Sidiana, é sempre maravilhoso poder aprender coisas diferentes/novas com outras pessoas - adoro visitar o blog de vocês. Também já perdi muitas frutas e comecei a procurar um meio conservá-las melhor. Na Suíça, elas chegam quase sempre verdes e eu gosto de frutas bem maduras :-)tive que procurar um meio de melhorar a situação. Com relação a falar mais de decoração (Dayse, admiro demais seu talento artístico), tenho feito isso para tentar retribuir tudo que consegui aprender nos blogs da vida e na Suíça - troca de informações é o que nos diferencia dos outros seres - a maior fonte de riqueza do ser humano, depois da evolução da fala. (((OBRIGADA PELO CARINHO)))

    ResponderExcluir

Vamos interagir, que tal deixar um feedback?