segunda-feira, 25 de março de 2013

Meus Fiéis Ajudantes de Limpeza

Eu moro em um apartamento espaçoso - grande é muito relativo - e adoro viver em um local organizado/limpo; acho imprescindível no fim de semana ter mais tempo para fazer outras coisas. Mas meu dilema era sempre o seguinte: não gosto de ocupar armários com vários aparelhos domésticos e nem de ter inúmeros produtos de limpeza; movida por esse impasse doméstico, fui atrás do que fosse "quase" indispensável e acabei me apaixonando por esses “fiéis ajudantes de limpeza” que irei apresentar para vocês hoje. Vem comigo!

 
Acho essa limpadora a vapor perfeita para limpar banheiro - nada que testei até hoje tenha sido mais higênico e eficiente. Teria que renovar os reajuntes do meu banheiro anterior se continuasse morando no imóvel antigo e achei que precisaria achar algo que fosse mais eficaz e limpasse sem precisar de produtos que "comessem as paredes" para não aparecer mofo. Planejei o banheiro novo, de forma que, não teria mais reajuntes de cimento e os únicos seriam de silicone; as paredes internas do box revesti com placas grandes/inteiras de travertino e pronto: não gruda nada nas paredes e com a potência do vapor, mal preciso de usar força ou algum produto para tratar/desinfetar o box do chuveiro. Só uso vinagre para limpar a divisória de vidro. Hoje tenho plena certeza, que sem a ajuda da limpadora a vapor não conseguiria ser tão rápida e obter tais resultados. TOP!!!

 
Geralmente só uso no verão para limpar as varandas ou toda a parte de fora do apartamento; não despensaria mais em hipótese alguma. A única desvantagem é que se você não souber usar os acessórios certos, ou escolher a pressão correta para limpar alguns materiais poderá danificá-los. Os pisos de todas as varandas do meu apartamento são de madeira e para limpá-los a lavadora de alta pressão é o ideal. 

Minha última aquisição da firma Kärcher foi esse aspirador de sólidos e líquidos  - não achei o mesmo produto no site do Brasil.  Depois de muito vai e vem, acabei comprando em uma promoção maravilhosa e estou totalmente “derretida a seus encantos”. A primeira fase da primavera na Suíça, chega acompanhada de um impetuoso pólen que cobre tudo de amarelo. Meu último aspirador não aguentou a minha eufórica vontade de sentar sempre ao ar livre nessa época do ano e conclusão: acabei com o filtro dele!  

Estação de ferro a vapor da Laurastar - Já tenho a mais de 16 anos. Passar roupa é um trabalho limpo, não acho desgradável, mas consome muito tempo. As vantagens da estação da Laurastar na minha opinião, é que o ferro é bem mais leve e menor do que vários outros modelos, a mesa é grande, larga, muito estável e a pressão do vapor fenomenal!  

Geralmente passo roupa de duas em duas semanas e deixo ajuntar bastante. Acho que consigo dessa forma economizar tempo e ser mais eficiente na lavagem de roupa. Algumas medidas de cuidado e carinho com as roupas que aprendi ao longo da vida e dos erros:

  • Separo as roupas por cor, material e tamanho de peças para lavagem, motivo pelo qual preciso também de mais tempo para ter a quantidade de roupa suficiente para agrupar.
  • Faço uma pré seleção e não bato NUNCA muito as roupas - elas já secam quase perfeitas. 
  • jeans com jeans, calças com calças - no máximo três.
  • camisas com camisas - no máximo cinco unidades, caso você misture com outras materiais mais pesados, ficam super amarrotadas e a textura do tecido fica horrível, cheia de marcas; deixo centrifugar o minímo possível.
  • Roupas brancas não misturo nem com roupas de cor creme - fica amarelada com o tempo.
  • Pullover - dois apenas e aumento a quantidade de àgua da lavagem.
  • Roupas de Viscose - Faço tudo para não misturar e se for o caso, só com materias super leves, caso contrário ficam parecendo papel amasado, escuras então, um horror.
  • Roupas pretas deixo centrifugar o minímo possível e também uso mais àgua, quanto mais pesado o material, menos peças na máquina.  
  • Roupas de cama, não misturo com as outras e não seco na secadora - tenho roupas de cama que uso a mais de dezoito anos e continuam em perfeito estado. 
  • Toalhas deixam as outras roupas cheias de fiapos, amassam os outros materias por serem muito pesadas e deixam as outras roupas sem espaço na máquina. 
  • Panos de cozinha, lavo todos a 60°graus em uma só máquina.
  • Tapetes de banheiro, pano de chão, dito.
  • Lavo a roupa enquanto estou passando e me concentro somente nesses dois únicos processos. 
  • De modo algum passo roupa assistindo televisão, na sala ou na cozinha por causa da poeira  - quero terminar logo e não gosto de ver montanhas de roupa espalhadas pela casa. Lavo, passo, dobro e organizo as roupa sempre na lavanderia. Mas isso é somente uma questão de ponto de vista - corro de bagunça, trabalho desnecessário e poeira ;-)
Se tem uma coisa que consegue me tirar do sério, são resíduos de gordura na cozinha - a minha é aberta e faz parte da sala. Já há muitos anos, procurava algo que me auxiliasse na tarefa cansativa de limpar a coifa e há três anos descobri esse produto milagroso da firma WESCO :
De duas em duas semanas, limpo a coifa  com um pano de microfaser umidecido com o produto e àgua ;  depois de limpa,  volto a impregnar a coifa usando papel de cozinha, com o produto da WESCO novamente , e em seguida é  só colocar os filtros para lavar na máquina de lavar louça e adeus! Preciso de apenas alguns minutos  para limpar e o produto deixa o aço brilhando. O único critério “imperativo e categórico”  é NUNCA ultrapassar as duas semanas, caso contrário, a gordura começa a pregar e criar crostas amarelas  - aí não tem produto milagroso que dê jeito. 
P1060418P1060417
Minha coifa depois de três anos de uso. TOP!!!

3 comentários:

  1. Adorei Alessandra. Obrigada por partilhar algo tão necessário em nossas vidas a organização. Alguns produtos não existem no Brasil como a tábua de passar roupa, maravilhoso. Passar roupa é um item que não gosto de fazer, se aqui no Brasil tivesse um facilitador como o seu acho que arriscaria passar roupa com alegria. bjcas amiga.

    ResponderExcluir
  2. Dayse, é sempre muito bom ver você por aqui - aprendi tanto nos blogs sobr organização, que as vezes também tenho vontade de contribuir. A organização sistematizada tem mudado minha vida radicalmente para melhor. Quanto ao Laurastar, realmente é maravilhoso! Abracinho de saudade :-)

    ResponderExcluir
  3. Nossa fiquei até cansada só de ler o post...rs... Brincadeiras a parte, a organização facilita muito o dia a dia, tenho ainda muito o que aprender quanto a isso. Nossa não sabia que roupas brancas ficam amareladas porque são lavadas com outras cores claras! Tem uma porção de camisetas do meu marido, que eram brancas, mas que estão amarelas e eu achava que era porque estavam ficando velhas. Eu tenho um ferro com estação a vapor e posso garantir que mudou a minha vida, rs... gasto bem menos tempo passando roupa, mas preciso de algo pra me entreter nesta tarefa, então sempre passo roupa assistindo TV :-(. Para limpar coifa sabe o que eu uso para o inox ficar brilhando e com cara de novo? Azeite de oliva, só um pouquinho embebido no pano e ja wohl! Não é a melhor solução para limpar, mas fica um brilho só...rs... vou testar este da Wesco qq dia desses. Ótimo post!!!! Bjs

    ResponderExcluir

Vamos interagir, que tal deixar um feedback?