quinta-feira, 28 de março de 2013

Meu Armário Para Sapatos

P1060426P1060441
Meu armário de sapatos no hall de entrada do apartamento

Na Suíça ter muitos sapatos e casacos é uma questão de necessidade, principalmente se você precisa usar transportes públicos. As mudanças de temperatura são cruéis e o “humor dos ventos” uma história a parte! Eu tomei uma atitude radical antes de me mudar para o novo apartamento e deixei para começar a planejar os armários quando já estivesse morando dentro dele.

P1060428P1060431
As botas são um grande problema no inverno -  as de cano curto você acomoda bem nos armários normais, mas já as de cano médio não são mais possíveis - com esse sistema consegui solucionar essa questão sem perder muito espaço.

Por alguns anos, trabalhei em diferentes turnos e esse período da minha vida foi de um vasto aprendizado em como aprender a me organizar melhor - a ideia de planejar o armário de sapatos no hall de entrada, veio dessa experiência. A maioria dos armários grandes na Suíça ficam no corredor, no hall de entrada há somente lugar para pendurar casacos. 

Eu queria planejar um armário que desse para guardar bolsas, casacos e sapatos - precisava de no minímo lugar para vinte pares e não queria guardar as botas fora dele. A primeira firma que consultei, não conseguiu entender direito o que eu desejava, a segunda não teve interesse suficiente para interagir mais comigo; somente na terceira tentativa, achei o vendedor/consultor que me mostrou o sistema perfeito para minhas necessidades e depois de quatro horas e inúmeras simulações virtuais, finalmente criamos o armário que já há tempos idealizava.

Hoje em dia, não dá mais para sentar na mesa com o cliente e mostrar fotos coloridas - para os vendedores que não quiseram se transformar em bons consultores, não há mais desculpas; lidar com um eficiente programa de computação é imprescindível, caso contrário Dr. Google o substituirá sem perdão!

P1060437P1060440
As prateleiras são todas de metal e variáveis. Veja nas fotos acima, como é possível aproveitar bem o espaço do armário: elas se ajustam ao tamanho e a altura dos sapatos.
P1060442P1060435
E você ainda tem espaço de sobra para colocar os sacos de viagem/transporte em baixo deles e os cremes, pastas, graxas ou brilhos instantâneos ao lado.
P1060433P1060445

Alguns cuidados que aprendi com os anos e os erros na Suíça:
  • Quando estiver nevando, passar sempre um pano nas botas umedecido com àgua e depois seco, para que não apareçam manchas brancas de sal no dia seguinte; lavar sempre a sola antes de deixar secar - idem por causa do sal.
  • Nunca guardar os sapatos na sapateira antes de deixá-los 24 horas arejando.
  • Deixar as portas dos armários regularmente abertas durante a noite.
  • Ao fim de cada estação, antes de guardar os sapatos no keller (porão) verificar se precisam de consertos e levá-los para o sapateiro - eu aproveito e anoto se precisarei de repor algum par; na estação seguinte, você não precisará de se preocupar com mais nada.
  • Quando está muito calor, uso um neutralizador de odores do Migros e deixo os sapatos arejando na varanada;  o nome dele é Fresh Neutro - uso como medida profilática e sempre funcionou; ótimo também para o armário de sapatos.
  • Não uso - na medida do possível - o mesmo sapato no dia seguinte, se calsei o mesmo por mais de oito horas no dia anterior.
  • Sempre ter palmilhas extras para trocar no inverno; eu tenho três tipos: feitas de lã, térmica e atoalhadas para fazer caminhadas e nunca mais senti frio nos pés -TOP!!!
 A organização sistematizada continua sendo às vezes um desafio, mas aos poucos eu chego lá ;-)

Os armários foram fabricados pela firma RAUMPLUS e comprei através de uma loja de móveis na Alemanha chamada MÖBEL DICK

Essa é a embalagem do Fresh Neutro:

3 comentários:

  1. Oi, Alessandra!
    Tudo bem por aí?
    Eu fiquei amando seu armário para sapatos quero um pra mim assim... Você não imagina como eu amo sapatos! Até mais que roupas! Gosto demais, minha filhinha tem pares que ainda nem usou de tão apaixonada que sou, não posso ver um sapato que meus olhinhos brilham. Vou ver se consigo quem faça um pra mim assim...
    Abs.
    Sidiana.

    ResponderExcluir
  2. Sidiana, é um grande prazer ver você aqui, seja bem vinda! Que bom que tenha gostado, fico super feliz quando posso contribuir mostrando/escrevendo algo que seja motivo de inspiração para alguém. Esse armário me ajudou demais a manter os meus organizados, sem falar no espaço a mais que me sobrou no apartamento. Boa sorte no projeto do seu! :-)

    ResponderExcluir
  3. Adorei o ármario, que boa idéia, prático e espaçoso. Meus sapatos acabam ficando na sapateira no Keller, porque meu garderobe é bem pequeno, só para casacos mesmo. Então acabo deixando os sapatos do dia a dia lá, mas que uma sapateira em um lugar estratégico seria bom, ah seria!

    ResponderExcluir

Vamos interagir, que tal deixar um feedback?