quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Codex Pessoal

Já pensou em criar o seu próprio codex pessoal? Os assuntos relacionados ao ser, que também envolvem o ter, sempre levaram-me a reflexão. Com o passar dos anos, eu desenvolvi a minha própria arte de lidar com os desafios cotidianos e criei o meu codex pessoal. 



Alguns dos meus tópicos de apoio:

NUNCA COMPARE NADA
A vida na Suíça, tal qual no Brasil, tem muitos altos e baixos, então eu não comparo nada. Se você quizer ser feliz aqui, vai encontrar mil maneiras para isso, caso contrário, vai achar tudo chato e ficar comparando as coisas tempo todo. Quanto menos a sua vida for diversificada, no sentido de você próprio se limitar, suas impressões também vão ser limitadas. No verão, aproveito cada minuto possível ao ar livre, e no inverno leio muito, escrevo, faço longas reflexões, organizo minha vida doméstica, cuido das particularidades e me volto mais para dentro. 

VIVER SEM DÍVIDAS
Se você domina sua conta, ela nunca vai dominar sua vida. Você pode escolher entre aguentar ou não um chefe maluco, morar ou não com seus pais, viajar ou não, fazer aquele curso ou não, ter ou não um carro e por aí vai... emfim, esse é um assunto muito complexo, mas foi de tamanha importância na minha vida. Dinheiro é uma questão de valores, está baseada na relação sócio-cultural e nas influências/exemplos que você recebeu da sua família. Tenha sempre em mente que essa relação poderá ser mudada a qualquer momento, basta querer. Dívidas ou qualquer tipo de "escravidão finaceira" para obter algo antes que possa pagar confortavelmente, não faz parte da minha vida. Principalmente nos casamentos binacionais, esse continua sendo um dos maiores problemas: a diferente escala/hierarquia dos valores. Algumas culturas ainda são muito voltadas para gastos passivos (o que sai da sua conta), ou seja, ninguém pensa muito no futuro. Já na Suíça, a sociedade se preocupa muito em garantir primeiro os ativos (o que entra/fica na sua conta). 

AMIZADES/CONVIVÊNCIA
Escolho estar com pessoas que queiram o meu sucesso e colaborem no meu crescimento pessoal. Procuro o equilíbrio nas minhas relações de amizade e não faço delas uma terapia ocupacional; não digo sim, quando essa resposta involve a perda da minha liberdade. Quem faz parte da sua vida permanecerá nela naturalmente, quem não faz, sairá também como em um passe de mágica. Simples assim! 

NÃO TEMER 
O medo é consequência de quem fica parado. Quando você está em movimento, não terá tempo de pensar no medo, terá que reagir e enfrentá-lo para continuar prosseguindo no caminho que escolheu. Eu só tenho medo de ter medoUso o fracasso como lição e sei que na vida sempre haverá perdas e ganhos. 

ASSUMIR MEUS ERROS E RESOLVER MEUS PROBLEMAS 
As minhas mudanças tem que ser equivalente aos meus valores. Se faço algo errado e percebo isso, sou rápida em redimir meu erro. Assumo responsabilidade total pelos minhas atitudes/comportamento e não espero que ninguém resolva meus problemas.

ELOGIE E SEJA CONFIÁVEL
Demostre carinho, elogie quando puder, seja leal, honesto e nunca conte um segredo. Quebra de confiança é um ato cruel, doe muito e por mais que a pessoa tenha te traído ou magoado, arquive o caso por completo. Procure um profissional, caso não consiga esquecer ou se desligar da pessoa. Eu geralmente escrevo tudo o que ainda penso a respeito do assunto e depois rasgo o papel, finito! Pense nisso: aquilo que foi escrito, não precisa ser mais carregado. 

AGRADECER ANTES DE PEDIR
Agradecer a Deus antes de pedir, renova a alma! Volte a ser conectar com a paz que habita no seu coração. Procure encontrar o seu caminho individual para se unir ao sagrado. 














Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos interagir, que tal deixar um feedback?