terça-feira, 30 de outubro de 2012

Mix de frutas e os Pães na Suíça

Mix de romã, maracujá, laranjas e grapefruit 
Sabor raro, incomparável! 
A.M.E.I.

Para tirar o sumo da romã é super fácil, basta espremer a mesma como a laraja e depois, com uma colher, apertar as sementes que sombrarem na peneira. 
Misture logo em seguida esse sumo com as sementes do maracujá  e pulse o mesmo duas ou três vezes; passe o mix da romã e do maracujá, antes de misturar com  o suco da laranja e o grapefruit na peneira.

Eu acho que hoje, em qualquer parte do mundo, você pode fazer uso de frutas e verduras frescas o ano inteiro. Não tenho o menor problema de encontrar quase nada na Suíça. Mas claro, tudo dentro do possível - se inventar um prato muito exótico, vou ter que me organizar com mais antecedência ou esquecer o assunto até achar uma solução. 

Pão com sementes de abóbora

Os pães suíços e na Suíça são maravilhosos - depois que aderi os benefícios das semementes, provei muitos pães diferentes e posso afirmar isso categoricamente :-). Em nenhum lugar do mundo, vi uma diversificação de pães tão grande como aqui; mesmo no supermercado tem uma infinidade de pães saudáveis/orgânicos. Sem falar que para cada feriado, tem um pão ou um doce diferente. 

Pão com proteínas vegetais 
(linhaça, soja, gergelim, girassol)
Testei esse pão no fim de semana - que delícia!

***

Por que sempre uso Romã??? 
Leia o texto abaixo caso queira conhecer melhor os benefícios dessa fruta extraordinária.

.

A Romã é principalmente conhecida pela sorte que dizem que ela nos proporciona quando a comemos no dia 06 de janeiro que é dia de Reis.
Mais independente de sorte e de ser uma fruta bem saborosa ela também traz inúmeros benefícios para nossa saúde e aproveitamos dela até a casca.
Além de linda, essa fruta tem elevada quantidade de fotoquímicos, com destaque para antocianinas, ácido gálico, catequinas poderosos antioxidantes e além de outros nutrientes, tais como ferro, cálcio, cloro, cromo, cobre, magnésio, manganês, potássio, selênio, sódio, zinco, vitamina C, prolina, valina, metionina, serotonina.
Todas as suas partes (semente, suco, casca, folhas, flores, raízes) são aproveitáveis possuem propriedades farmacológicas:
  • Leve ação estrogênica torna seu consumo interessante para o climatério.
  • Antioxidante previne doenças cardíacas, tem ação semelhante ao do chá verde, sendo superior ao vinho tinto. Diminui o mau colesterol.
  • Antiinflamatória é indicada para artrite reumatóide, doenças inflamatórias intestinais, e da mucosa oral. Não afeta a função cardiovascular como acontece com alguns medicamentos antiinflamatórios. Também tem ação antibacteriana.
  • Anticancerígena: diminui a proliferação e crescimento celulares, previne câncer de próstata, oral, cutâneo, mamário, pulmonar, cólon e leucemia.
  • Hipertensão e Arteriosclerose o consumo diário de 50 ml de suco de romã diminui a espessura da íntima média, além da redução da pressão arterial e da peroxidação lipídica, ou seja, a oxidação da gordura, gordura oxidada (é este tipo de gordura que entope os vasos).
  • Já o consumo de 240 ml de suco de romã, age na redução da isquemia induzida por estresse.
  • Diabetes ação hipoglicemiante (extrato da Púnica) diminui a glicemia pela inibição da absorção de carboidratos.
  • Beleza ela é rica em antioxidantes, que combatem os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce, leia-se flacidez cutânea, perda da elasticidade, rugas e manchas.
  • Aumenta o fator de proteção do filtro solar que você aplica na pele, o ácido elágico potencializa os níveis de glutationa, antioxidante produzido pelo organismo e que protege as células da ação dos raios solares, fonte de radicais livres. Além disso, inibe a proliferação de melanócitos, prevenindo manchas de sol.
Como consumir a Romã
Além de consumi-la em saladas de frutas ou como condimento de preparações salgadas, você pode se beneficiar usando-a em chás.
O chá feito com as folhas de romã é usado na medicina contra irritação nos olhos, e o chá produzido com as cascas da fruta, para tratamento, na forma de gargarejo, de infecções de garganta.
Para aproveitar os benefícios da romã você também pode bater no liquidificador a casca, as sementes e a polpa com um pouco de água, coe e beba em seguida.
Viram quantas coisas ela tem de bom?
Fonte: EMEX

2 comentários:

  1. Estes seus sucos ficam lindos!
    Eu nunca tinha visto romã por aqui, mas recentemente encontrei num mercado. Você tem me dado vontade de comprar! :-)
    Que pães maravilhosos! Yummy!
    Beijocas
    Carla pancha

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro misturar romã nso meus drinks; além de ser uma fruta super saborosa, traz inúmeros benefícios para saúde. Acabei de ler o seu post sobre a sua nova máquina de preparar pão - sincronizidade??? (((ALEGRIA)))

    ResponderExcluir

Vamos interagir, que tal deixar um feedback?