sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Simplificando o meu "Contraste Leve"

Eu acredito que para tudo que se faça bem feito, é necessário haver um bom planejamento. Com relação a minha alimentação, durante algum tempo, este princípio foi abandonado e resultado, acabei ganhando alguns quilos desnecessários muito rápido. Consegui resolver o problema, sendo  disciplinada o suficiente - não ultrapassando meu limite de calórias e fazendo exercícios diários.  Li muito sobre o assunto e aprendi que nem sempre o que deu certo para "quase todo mundo" funcionará para você. O que mais conta nesse lance de emagrecimento e o quanto você se importa COM VOCÊ. Nenhuma dieta do mundo trabalha a seu favor, se você não VIVER A SEU FAVOR. O que o corpo mostra, é o resultado do seu tratamento com relação a você mesma. Quando me dei conta disso, comecei a fazer um planejamento a longo prazo para integrar o "contraste leve" no meu cotidiano.  Irei apenas enumerar o que funciona para mim. 
  • Tabela de Calorias - uso sempre para planejar o que vou cozinhar durante a semana. Entendi que não dava para fazer um planejamento semanal, sem saber o que iria me ajudar a permanecer leve. 
  • Comidas não calóricas de emergência - tenho sempre a minha disposição na geladeira.
  • Compro frutas e verduras frescas duas vezes por semana, sem exceção. 
  • As argumentações: não posso, não devo, estou de dieta, é calórico, isto engorda etc, nunca uso.
  • No verão vou nadar quase todos os dias. Entre Setembro e abril, faço longas caminhadas, nado ou faço exercícios em casa pelo menos três vezes por semana. ISSO É SAGRADO! 
  • Quando resolvo comer algo muito calórico - por puro prazer - , planejo imediatamente o que vou fazer no dia seguinte para neutralizar a ação cometida. Adoro feijoada, gosto de bolo, pizza, raclete... nossa... nem pensar em deixar de comer essas coisas. Apenas faço com moderação.
  • Alimentos com açúcar, faço uso muito raramente - nunca foi meu ponto fraco. Mas quando resolvo comer, não me sinto culpada.  Algo meio que: Tudo é permitido, você pode e deve "adoçar a vida" :-) mas com disciplina para não ficar "doce demais".
  • Tenho livros ótimos sobre comidas light-express com receitas criativas. 
  • Comidas mais elaboradas, só no fim-de-semana ou no restaurante. 
Felizmente, consigo viver prazerosamente dessa forma. Não tem segredo, a única coisa que me ajudou foi ser disciplinada, para poder "às vezes" não ser :-) Tentei outras coisas, mas não deu certo. Engordo  muito rápido, preciso de um certo equilíbrio e os exercícios me fazem super bem!  
Essa é a tabela de calorias que uso. O índice dela é maravilhoso; acho tudo super rápido.

Esse foi o último livro que comprei. Mais de 60 receitas-express de baixa calórias. Amei!
***
Mais dicas de algumas receitas light-express do meu dia a dia: 

Carne seca, típica do cantão dos Grisões - deliciosa e com pouquíssimas calorias. 

Quando sei que o dia "promete" e não terei tempo de almoçar, faço um "pequeno almoço" reforçado para não sentir fome rápido. Se não consigo comer tudo, levo o que sobrar na bolsa.

Omelete com apenas uma colher de aveia, pouco leite e tomates. Temperado com orégano. Também fica ótimo com ricota. 

Minha última receita testado do livro acima: Maçã ralada com queijo quark natural magro e um pouquinho de mel. Sirva com torradas. Delicioso!

Filet de peixe com tomates, pimentão, alho, cebola, peperocini e um fio de óleo de oliva.

Um dos melhores lugares para comer light e saudável em Zürique: Hitzberger Fastfood Natürlich 
Os smoothies - todos sem açúcar - e as saladas fresquíssimas, sempre me fazem voltar!
;-)








3 comentários:

  1. Oi Alessandra, concordo plenamente. Cada um tem o seu caminho e, se existisse uma receita universal para emagrecimento, não haveriam obesidade (e alguém estaria muito rico! rs).
    Lindos seus pratos!!!! Parabéns! :-)
    Beijocas
    Carla Pancha

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    Respostas
    1. ...obrigada Carla! "Receita universal" nunca me convenceu.
      P.S. Sua receita de pão de queijo está na minha lista para ser testado - achei super prática! Abracinho.

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  2. Oi Alessandra, mais uma vez fui visitar seu blog e não consegui publicar então deixo aqui registrado, tá? A busca por qualidade de vida começa na alimentação , adorei o post assim como os antigos, alguma coisa aconteceu que meus comentários não estavam sendo registrados mas tenho apreciado muito cada publicação, adoro o ritmo do blog, parabéns Alessandra. bjcas Dayse

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