quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Porec & Rovinj Ístria/Croácia

Porec é uma cidade gostosa de visitar. Embora a praça central não tenha muito atrativos, o espaço livre entre as construções tem lá suas vantagens :-)

No primeiro momento fiquei meio perdida... Saí a procura do "passado histório" e achei que tinha errado de cidade.

Fui caminhando pela pequena zona portuária, e quando estava quase esquecendo as ruínas...

Atenção!!!

O tesouro foi sendo apresentado... cheguei finalmente ao meu alvo, o Templo Romano. Antes de sair de lá, levei um susto enorme: alguém trancou o portão principal - gritar ou pular o muro, foi o pensei na hora - mas para minha sorte, tinha dois portões, apesar de não ter visto o outro a princípio. 

 
Um dos motivos que me levaram a ir para Ístria, foi que, algumas ilhas do Adriático fizeram parte da Sereníssima República de Veneza. A história de Veneza é fascinante e complexa; embora nada tenha me encantado mais, do que a arquitetura daquela cidade.  Enfim, fui conferir o "passado veneziano" na arquitetura da Ístria e ver quais as influências ainda se faziam presentes. Prestem atenção no calçamento dessa rua. Para época, isso era um símbolo de grande poder econômico. Vi o mesmo calçamento na ilha de Corfu, na Grécia - devido a sua localização privilegiada, Corfu sempre foi muito disputada e pertenceu por um tempo também a Veneza. Eu sou do tipo que viaja na viagem, literalmente - adoro testemunhar, investigar, contemplar ou elogiar aquilo que me chama a atenção.

Veneza ou Porec???
 
Lembram que falei do café maravilhoso, no meu primeiro post sobre Pula?
Mais uma influência cultural veneziana. Pena que na culinária, isso não virou regra geral ;-(
 
***
Rovinj

 
Para visitar Rovinj, levei mais tempo do que em Porec. 

Embora a cidade seja super turística, pude ter bem mais contato com os locais do que em Porec. Descobri uma feira maravilhosa, e fiquei um bom tempo por lá observando as pessoas.


Observem novamente o "leãozinho" em uma das portas princípais da cidade - eu sei, eu sei, eu sei... venho falando dele, desde a minha última viagem para Itália, Verona, Vicenza, Pádua, Veneza, sempre o Leãozinho :-) 
 
 

Epa! Esqueci novamente: olha ele aqui outra vez.
 Adoro essas "marcas/memórias" que nos são apresentadas através de emblemas culturais.
É sério, verdade! Vocês ainda duvidam?


O Porto de Rovinj é tão organizada, que acabou perdendo um pouco do charme.

Gosto de uma baguncinha portuária... acho mais divertido.

 
Aguardem mais cenas dos próximos capítulos, ou quem sabe, dos próximos "leões".
Bok!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos interagir, que tal deixar um feedback?